Tornando seu Cotidiano Melhor

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Consulte Disponibilidade

Misturas que você nunca deve fazer em casa com produtos de limpeza

Sumário

Todos sabemos que produtos de limpeza contém elementos químicos perigosos para a saúde. Algumas pessoas até utilizam proteção para manuseá-los em certos momentos. Mas hoje viemos aqui falar sobre algo mais perigoso ainda, a mistura entre os produtos de limpeza. Existem produtos que se misturados podem causar reações perigosíssimas e acabar prejudicando a saúde de que manuseia com risco até de causar explosões.
Vamos anotar aqui algumas misturas que você deve evitar a todo custo em nome da sua saúde e proteção.

Água Sanitária + Desinfetante

A água sanitária tem como ingrediente ativo o hipoclorito de sódio, que apresenta propriedades germicidas e pode ser usado como alvejante de roupas. Os desinfetantes, por sua vez, são ricos em amônia. Desta forma, quando estes dois produtos são misturados, ocorre a formação de cloroaminas, substâncias que, se inaladas, podem causar problemas seríssimos de saúde, que vão desde alergias até intoxicações ou queimaduras.

Água Sanitária + Detergente

Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas. Desta forma, a mistura desse produto com a água sanitária leva à formação das cloroaminas também, e igualmente a mistura anterior pode vir a prejudicar as vias respiratórias.

Água Sanitária + Vinagre

O vinagre também pode representar um perigo se for misturado à água sanitária. Quando combinados, esses dois produtos formam o gás cloro (Cl2), um vapor amarelo-esverdeado que, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar acessos de tosse por irritar as vias respiratórias, problemas de respiração e ardência nos olhos. O fato de ele atacar os olhos, eleva ainda mais a preocupação, pois sem enxergar direito e sob o efeito da mistura outros acidentes podem ocorrer no momento da intoxicação.

Vinagre + Água Oxigenada

A mistura do vinagre com a água oxigenada leva à formação do ácido peracético, que em alta concentração pode causar irritações na pele, nos olhos e no sistema respiratório. O ácido peracético pode ser encontrado em lojas de produtos químicos, mas a tampa da embalagem precisa ser equipada com uma válvula especial que permita a saída do oxigênio que se forma dentro da embalagem. Ou seja, esta mistura tem que ser utilizada de forma controlada e consciente.

Bicarbonato de Sódio + Vinagre

Esta é uma das misturas mais perigosas desta lista. A espuma e o dióxido de carbono formado por esta mistura podem gerar uma explosão caso o recipiente não tenha escape. Ou seja, é extremamente proibido manipular estes dois produtos juntos em um recipiente fechado. Além de ser uma mistura perigosa, ela não é eficiente quanto à limpeza de superfícies. Porque como o bicarbonato de sódio é uma substância básica e o vinagre é uma substância ácida, a mistura dos dois resulta em água e um sal chamado acetato de sódio, ou seja, você perde as propriedades de limpeza que esses produtos tinham antes.

Comente se você já testou algumas desta misturas e o que aconteceu.

Envie este artigo para quem você acha que precisa saber destas informações importantes sobre a segurança ao manusear mistura de produtos de limpeza.

Lembrou de alguém? Compartilhe este conteúdo 

WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »