A pandemia do novo Corona Vírus em 2020 trouxe muitas tendências. Dentre elas o Home Office foi uma cultura que foi absorvida por várias empresas e profissionais. Diante disso manter o home office organizado não foi mais uma questão de beleza, mas sim de saúde – física e mental – e, principalmente, de produtividade.
Sabendo que se trata de um formato de trabalho que funciona, cada vez mais, os colaboradores têm demonstrado interesse por essa modalidade de trabalho. O desejo de manter o trabalho remoto cresceu e ganhou força mesmo com o relaxamento das restrições.
Manter o home office organizado deixou de ser uma simples preocupação e passou a fazer parte de um rol de requisitos para que os profissionais consigam produzir de forma eficiente.
Técnicas de Produtividade
GTD
Existem vários métodos de produtividade para serem aplicados no Home Office. Dentre eles os três que mais se destacam são o GTD(Get Things Done) que utiliza uma caixa de entrada para receber todas as pendências, posteriormente em um momento oportuno e agendado cada item nesta caixa de entrada é avaliado e recebe um destino, seja para executar naquele momento ou seja para ser delegado a outra pessoa.
Kan Ban
Kan Ban é o segundo método que vamos falar que se trata da organização dos “status” de cada tarefa. Basicamente as tarefas estarão em três etapas, “Pendente”, “Em execução” e “Finalizadas”. Estas etapas podem receber variações. Por exemplo, este artigo passou por uma etapa chamada “Ideias de Artigos”, depois foi para “Escrita do Texto” e agora que você está lendo ela, muito provavelmente ela estará no status “Finalizado”.
Pomodoro
Por último mas não menos importante nem definitivo há a técnica do “pomodoro” que fala sobre a execução de cada tarefa. Somos “bombardeados” o tempo todo de estímulos e notificações que tiram nosso foco a todo o instante. E sabidamente a mente humana se concentra em uma única atividade de forma eficiente, focada e exclusiva por apenas 25 minutos. Para contornar todo este barulho a técnica pomodoro quando aplicada corretamente nos ajuda a executarmos uma única tarefa pelo tempo que for necessário utilizando a seguinte sequência: Executar uma única tarefa por 25 minutos sem parar, sem distrações e após este tempo fazer uma pausa de 5 minutos.
À medida que esta técnica é aplicada é possível aumentar este tempo. Há pessoas que preferem fazer 50 por 10, ou seja, 50 minutos de foco e 10 minutos de descanso. Você pode utilizar tanto o celular quanto aplicativos ou sites para receber os avisos de tempo.
O que fazer agora
Agora que você já sabe as técnicas de produtividade, você precisa se organizar com os passos a seguir:
Organize suas pendências no dia anterior, pegue a sua caixa de entrada e defina o que será feito no dia seguinte.
Organize o seu espaço, retire tudo o que poderá ser distração.
Separe um espaço para controlar suas tarefas em execução e próximas tarefas. (lembra do kan ban?), você pode usar um quadro, post it ou até mesmo aplicativos. Sugerimos o Clickup que consegue centralizar várias soluções em um único lugar.
Então, no fim do expediente, procure deixar tudo pronto para que no dia seguinte você possa apenas ligar o computador e começar.
Mesmo que esteja exausto(a), faça uma experiência, vale muito a pena! Depois de uma semana se esforçando, você conseguirá notar o quanto é bom. Isso porque, manter o home office organizado vai fazer com que o seu trabalho durante o dia renda mais e você não vai precisar estender o expediente.
Limpeza do Home Office
Um ambiente sujo pode ser o maior vilão do seu cansaço mental. Para resolver isso você pode colocar aí na sua lista: “Contratar uma diarista na Majik”. O ambiente limpo com cheiro de limpeza e com aspecto “clean” vai deixar o seu dia bem mais produtivo.